terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CASA DE CULTURA RASTA BRASIL: Mesquita





A Casa: regras e segmentos


Localizada na comunidade da Coréia no município de Mesquita a Casa de cultura Rasta Brasil vem exercendo suas demandas tanto no município de Mesquita como em outras regiões como é o caso do Engenho Novo ,onde há uma parceria com a entidade SOCPA que tem como referência a integração pan-africana e através de eventos como Zumbi voltou! Evento esse ocorrido no mês de novembro na quadra do bloco carnavalesco Embalos do Engenho Novo que reuniu Orquestra de atabaques, Cia,Danças Afro ,Grupo de capoeira, reggae com a banda Anncesthrais, animações para criança etc.
A CCRB espera prosseguir se organizando na Coréia onde é preciso apoio cultural  para elevação de ego da população local e além de tudo a tranquilidade proposta pelo ambiente nos deixa cada vez ligado a comunidade da Coréia, lugar este acolhedor e agradável para se equilibrar espiritualmente acima de tudo, trazendo uma conexão mais forte com nosso pai tão adorado JAH RASTAFARI!!

Quintal da Casa: plantio e reflexões

Trabalhos ecológicos, educacionais e culturais apesar de já termos começado a fazer algo como Mocineme, Enegra , aCCRB sente necessidade ainda de trazer para a comunidade mais informação e formação principalmente sobre a história do nosso povo preto.
SELASSIE I !!!!!!!The force!!

ENEGRA: A COISA FICOU PRETA

A CCRB, MNM, COM
PIR e cidadãos dispostos a modificar o quadro atual da população preta, se uniram mais uma vez para a realização de um novo evento o ENEGRA(exposição de arte negra), que teve sua inauguração no dia 05 de novembro com exposições de artistas plásticos: Flávia Condêssa, Noeli Rocha, Jorge Jr e Fátima e o encerramento desse primeiro dia foi com show da banda de reggae Original Raiz.
No dia 07 o ENEGRA exerceu seus trabalhos na quadra do bloco DEXA KETO, onde houve uma integração entre o reggae e o samba numa tarde de muita música.Já no dia 11 a música deu espaço para o debate do livro que se trata de políticas públicas e desigualdade racial como na inauguração o evento teve  sua volta para a sala de cinema Zelito Vianna.

ENEGRA: exposição de arte negra

O teatro teve sua vez com Macedo "POETA" desenvolvendo seu trabalho teatral nos dias 13 e 18 nos colégios Villa Bella e colégio Brasil respectivamente.

ORIGINAL RAIZ: reggae na estréia
Aquecimento dos blocos carnavalescos locais também foi uma atividade muito bem elaborada ,cerca de 8 blocos desfilando pela principal praça do município isso no dia 15 de novembro.
Um palco montado em frente a prefeitura de Mesquita dava o ar do dia mais lembrado pelos pretos do Brasil dia 20 ou "o 20".

DEXA KETO: sucesso no ENEGRA

Houveram diversas atrações durante todo o dia 20 que fechou com apresentações de samba de mesa , grupo de capoeira Abadá,orquestra de tambores, Cia.Marabrasil que mostrou o tambor de crioula ritmo muito conhecido no Maranhão, (momento em que os escravos tinham para tocar os tambores e esquecer as humilhações, explorações e torturas).
O ENEGRA encerrou dia 25 com o dia de Defesa da Mulher(não à violência contra as mulheres),com debates sobre tal assunto.